quarta-feira, 21 de abril de 2010

Projeto Xadrez


A Escola Estadual José Cleto Giehl, localizada em Novo Paraná, distrito de Porto dos Gaúchos - MT, desenvolveu, no segundo semestre de 2009, o Projeto "Aprendendo com Xadrez".

A escola recém criada atende 160 alunos, ofertando Ensino Fundamental e Médio. Durante a elaboração do Projeto Político Pedagógico foi diagnosticado, principalmente com os alunos adolescentes, dificuldades de concentração, memorização, planejamento de estratégias para a resolução de problemas e de socialização com o grupo, o que acarretava em indisciplina e baixo rendimento escolar. Mediante essa problemática, o diretor da escola, Paulo Celso Ortega, e a coordenadora Sandra Mira, juntamente com os professores Edina Cardoso de Oliveira, Elza Cândido Wilke Godinho e Valdeni Marques Vieira; elaboraram o Projeto Aprendendo com o Xadrez. O Projeto nasceu pela necessidade de ações que estivessem resgatando o interesse dos alunos, motivando sua participação, o engajamento e consequentemente o aprendizado. Nesse sentido, o Projeto teve como objetivo desenvolver habilidades cognitivas (atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência, imaginação) e interação entre o grupo, promovendo a auto-estima dos estudantes.

A aquisição de materiais para a efetivação do projeto ocorreu mediante a promoção da Festa Junina organizada pela escola em parceria com a comunidade, que resultou em renda suficiente para a aquisição de alguns tabuleiros, tinta para a pintura do tabuleiro de xadrez humano e tecidos para confecção das vestimentas.

Além da parceria com a comunidade, a escola contou também com o apoio do CEFAPRO (Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica), representado pelos professores formadores Elaine Cristina da Silva Moreira e Weder Camillo de Souza. Estes formadores durante o processo de orientação e acompanhamento do Projeto Sala de Professor contribuíram também com orientações, sugestões e estratégias de jogos para que professores e alguns alunos atuassem como multiplicadores na escola.

Os resultados foram positivos. Segundo depoimentos dos professores, os alunos participaram de todo o processo, seja na pintura do tabuleiro, na confecção das vestimentas, na orientação para os demais alunos, na colaboração com o colega, o que contribuiu para o desenvolvimento da auto-estima, sentimento de pertencimento ao grupo e a escola e o senso de responsabilidade.

Projetos com esse, só são possíveis quando o coletivo escolar se compromete. "Acredito muito nos projetos, porque tendo o diagnóstico, estabelecendo metas e objetivos claros e uma metodologia que leve em conta o interesse dos alunos, os resultados são gratificantes", afirmou o diretor Paulo Celso. A escola conta com uma equipe pequena de 22 profissionais, porém, tem como potencialidade a interação e engajamento do grupo, que não mede esforços para buscar soluções para os desafios encontrados.

"Aprendendo com o Xadrez" é apenas uma das ações incluídas no Projeto Político Pedagógico dessa escola com objetivo de promover maior participação e um melhor aprendizado dos alunos. O projeto apresentou ótimos resultados, como interação entre os colegas, maior concentração nas atividades e maior rendimento escolar. Tendo em vista esses resultados, a escola pretende estender o Projeto para o I e II Ciclo do ensino fundamental no ano de 2010.

O fechamento das atividades desenvolvidas ocorreu nessa semana, com a apresentação de uma disputa de xadrez humano, pelos alunos da I fase do III Ciclo, que contou com a participação de toda a escola e a presença do CEFAPRO.

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